quarta-feira, 9 de abril de 2014

Treinamento Funcional

Boa noite pessoal!
Vim escrever um pouco do pouco que sei sobre o treinamento funcional.
Esta cada vez mais comum encontrarmos nos parques pessoas treinando exercícios do treinamento funcional. Esse treino permite ao aluno se exercitar sozinho desde que entenda alguns princípios fundamentais que evitam lesões.
Ele se baseia em movimentos naturais que realizamos durante o dia a dia como agachar, girar, empurrar, pular e correr,  combinados com força, equilíbrio, flexibilidade e condicionamento.
 A diferença do treino funcional e da academia consiste também em sair da monotonia e exercícios mecânicos e as vezes até errados que realizamos com cargas altissimas e sem muitas instruções na academia, achando que obteremos resultados rapidamente quando no fim o que ganhamos mesmo são lesões e logo nos desestimulamos (bom isso é o que eu percebia quando frequentava academia comum.) Portanto é uma boa alternativa para quem também está cansado desses perfil da academia tradicional.
Nesse treinamento também trabalhamos musculaturas e força com o auxílio de acessórios como: elásticos, cordas, cones no chão, discos e hastes, buzu, esse rolinho que vocês podem observar é usado para trabalhar o core (musculatura abdominal) e também os pesinhos tradicionais que conhecemos bem.


Toda aula são combinados: treinos aeróbicos com o de equilíbrio deixando o corpo mais "inteligente".
Geralmente cada exercício que fazemos trabalha mais de um músculos e as vezes até membros diferentes como é o caso da segunda foto, onde estou
na isometria com os membros inferiores (parada numa posição que eu faço força com as pernas) e nas mãos estou trabalhando os membros superiores, bíceps.
E aíii gostaram?! em breve coloco mais fotos de exercícios que podemos fazer em casa ou ao parques com o auxílio de muito pouco acessórios

Um comentário:

  1. É isso aí, Sara! O importante é a saúde e nos prepararmos para a velhice.
    Prof. André "Terrinha" Almeida

    ResponderExcluir